Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano – PPGMC

Passando pela primeira avaliação quadrienal, o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano – PPGMC –, que foi aprovado em 2012 pela CAPES e iniciou sua primeira turma em 2013, com 18 alunos matriculados em seu Mestrado Acadêmico, conquista NOTA 4. Ou seja, conforme avaliação da CAPES, em seu primeiro quadriênio, Mídia e Cotidiano, confirma sua consistência e agora vai investir para conquistar o Doutorado, como tanto almejam seu corpo docente e, com certeza, os Mestres em Mídia e Cotidiano.

O Programa integra a Grande Área de Ciências da Comunicação e Informação da CAPES e tem como área de concentração “Discursos Midiáticos e Práticas Sociais”.

Esta compreende, dialeticamente, as relações entre mídia e vida cotidiana, analisando as contradições e potencialidades dos discursos midiáticos, sua influência ideológica, seus referenciais culturais e sua incorporação/transformação pelas práticas sociais.

O PPGMC abrange estudos articulados de suportes, produtos e processos nas áreas de jornalismo, publicidade, meios audiovisuais, design e tecnologias digitais, que instrumentalizam práticas sócio-discursivas. Também investiga a relação da Comunicação e Educação.

Seu corpo docente conta hoje com 11 professores permanentes e dois colaboradores, além da colaboração de uma Pós-doutoranda, com bolsa PNPD.

O PPGMC tem formado seu corpo discente com mestrandos oriundos, em maior parte, dos cursos de Comunicação de várias partes do país, mas também acolhe alunos formados em Educação, Ciências Sociais, Administração, entre outras.

O Programa avalia que uma das suas responsabilidades é a formação regional e a realização de um Processo Seletivo que expresse as políticas de inclusão social, a articulação com o Ensino Básico Público e o fomento ao intercâmbio internacional.

Oferece, assim, 20 vagas por turma de mestrado e 10 por turma de doutorado.

COORDENAÇÃO

Professor Adilson Vaz Cabral

SECRETARIA

Pedro Natal Pinheiro de Santilhana

E-mail: pmc.ega@id.uff.br

Visite também nosso site!