NOTA DE REPÚDIO
Niterói, 05 de novembro de 2024.
Cara comunidade iacsiana,
Infelizmente, na data de hoje, 5 de novembro de 2024, um grupo de alunos pertencente aos cursos de Artes e Produção Cultural, do IACS, além de discentes de outras unidades do campus do Gragoatá convidados a participar, resolveram fazer uma forma de protesto no Novo IACS, devido à deliberação do nosso colegiado de unidade que proibira a pintura das paredes do nosso prédio, até que houvesse uma proposta com a qual todos os nossos representantes concordassem. A proposta está em elaboração pelos coordenadores e chefia de departamento de Artes.
Nosso colegiado de unidade se compõe de representantes eleitos de todos os nossos cinco departamentos e dez cursos de graduação, além de servidores técnicos-administrativos e discentes, sendo a instância máxima de decisão da nossa unidade, representando a vontade de nossos cerca de 5 mil membros. Na reunião de outubro, a pauta foi amplamente debatida e os alunos tiveram direito a expor sua posição. Em votação, de forma democrática, foi deliberada pela não intervenção nas paredes e pisos neste momento, mas com a possibilidade de aprovação futura caso haja uma proposta didático-pedagógica coerente e não invasiva para os demais frequentadores da nossa unidade.
Hoje, alunos agiram de forma não autorizada por esta direção de unidade, pintando paredes e pisos, foram arrogantes com nossos servidores e terceirizados, claramente em busca de conflito, e criaram um clima péssimo de impotência, utilizando-se de frases como: “vão fazer o que com a gente?” e ameaçando servidores e alunos que se colocaram contra a atitude arbitrária.
Para evitar o risco de haver embates e violência desnecessária, esta direção de unidade, que é totalmente contra situações de conflito, optou por não impedir os atos de vandalismo, no entendimento que seria a melhor forma de preservar a segurança dos demais membros de nossa comunidade que estavam presentes no IACS.
No entanto, estes alunos que se supõem artistas, mas não compreendem que a arte precisa ser democrática para ter voz, ou não tem maturidade para entender a existência do outro. Estes alunos que envergonham gerações do IACS ao ter desaprendido que o conceito de liberdade inclui o respeito pelo outro. Estes alunos que se propõem a depredar patrimônio público somente por se acharem no direito de “ganhar no grito”, quando não ganham no voto, remetendo a um passado recente que vai de encontro a tudo o que nossa comunidade acredita. Estes alunos que nos envergonham, acham que não podemos fazer nada.
Nós podemos fazer sim.
A Direção do IACS repudia veementemente a depredação do nosso novo prédio, conseguido após tanta luta de tantas gerações, e repudia ainda mais as atitudes autoritárias e desrespeitosas de alunos que não têm respeito pela Universidade Pública, e, nem de longe, podem ser nomeados artistas.
Informamos ainda que, assim que houver recurso disponível, utilizaremos para limpar nosso prédio e mantê-lo limpo, de forma a podermos continuar a nos orgulhar das nossas conquistas.
Se você, iacsiane, também é contra a atitude de uma minoria que desconhece o que é uma democracia baseada no voto, compartilhe esta nota e mostre também seu repúdio!
Flávia Clemente de Souza
Diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social