É com muito pesar que o Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense comunica a morte do professor Nilson Lage, um dos pioneiros do curso de Jornalismo da UFF, segunda-feira à noite (dia 23/8), em Florianópolis (SC).
Nilson Lage tinha 84 anos, era carioca e vivia em Florianópolis desde 1992. Além da UFF, foi também professor da UFRJ, da FACHA, da Gama Filho e da UFSC, pela qual se aposentou como titular, em 2006. Na imprensa, foi revisor e redator do Diário Carioca, secretário de redação do Jornal do Brasil, editor n’O Globo e redator-chefe do Última Hora. Estava na redação do jornal, que apoiava João Goulart, quando ela foi invadida e depredada durante o golpe de 1964. Também editou a revista Manchete e foi diretor de jornalismo da TVE.
Desde 2019, era membro do conselho consultivo da ABI.
Na UFF, onde lecionou de 1970 a 1988, formou gerações inteiras de jornalistas e deixou uma indelével marca no pensamento crítico sobre a imprensa, a linguagem jornalística e as técnicas de redação e de reportagem. Até hoje, seus livros e artigos são lidos por nossos alunos e pesquisadores. A melhor maneira de prestarmos homenagem à memória do Prof. Nilson é continuar a lê-lo.
O IACS/UFF lamenta o falecimento de Nilson Lage e expressa condolências aos seus familiares e amigos.