SUMÁRIO
Prefácio
Heloísa Buarque de Hollanda
Apresentação
Karla Holanda | Marina Cavalcanti Tedesco
Cléo de Verberena e o trabalho da mulher no cinema silencioso brasileiro
Luciana Corrêa de Araújo
Gilda Bojunga: caminhos e percalços de uma afirmação
Sheila Schvarzman
Cinema brasileiro (moderno) de autoria feminina
Karla Holanda
Cineastas brasileiras (feministas) durante a ditadura civil-militar
Alcilene Cavalcante
Estéticas e políticas de resistência no “cinema de mulheres” brasileiro (anos 1970 e 1980)
Ana Maria Veiga
Helena Solberg: militância feminista e política nas Américas
Mariana Ribeiro Tavares
O discurso historiográfico em Mulheres de cinema
Luís Alberto Rocha Melo
Articulações feministas no cinema brasileiro nas décadas de 1970 e 1980
Érica Sarmet | Marina Cavalcanti Tedesco
Cassandra Rios e o cinema erótico brasileiro: autoria e performatividade
Alessandra Soares Brandão | Ramayana Lira de Sousa
Protagonismos experimentais femininos no surto superoitista dos anos 1970
Rubens Machado Júnior | Marina da Costa Campos
Identidade, resistência e poder: mulheres negras e a realização de documentários
Gilberto Alexandre Sobrinho
Formas de visibilidade e re(existência) no cinema feito por mulheres negras
Ceiça Ferreira | Edileuza Penha de Souza
Amor, plástico e barulho: protagonismo e rivalidade femininas como elementos estéticos e narrativos no cinema pernambucano
Daiany Ferreira Dantas | Isaiana Carla Pereira dos Santos | Renata Izabel de Freitas Nolasco
Documentário biográfico e o protagonismo feminino
Denise Tavares
Do pai ao país: o documentário autobiográfico face ao fracasso das esquerdas no Brasil
Ilana Feldman
Dora e a luta histórica contra os fascismos: subversão e limiar em Retratos de Identificação
Roberta Veiga
Visite também a página do Facebook