Curso de Jornalismo da UFF recebe nota máxima em avaliação do MEC

11 de janeiro de 2022 | Notícias

O bacharelado em Jornalismo da UFF recebeu nota máxima, cinco, na avaliação de reconhecimento de curso conduzida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em dezembro de 2021. Os resultados foram divulgados na plataforma pública do MEC (Ministério da Educação).

Devido à pandemia de covid-19, todo o processo de avaliação foi realizado a distância. No relatório final, os avaliadores elogiaram a “riqueza de detalhes” com que a coordenação e os professores mostraram o funcionamento do curso e a “excelente apresentação do conteúdo” abordado nas disciplinas. Também registraram que o corpo docente tem “experiência de mercado e sólida formação acadêmica” comprovada.

“Acho que é o reconhecimento da maturidade do curso, de um esforço que começou há mais de 50 anos e se renova constantemente, acompanhando as mudanças do campo”, disse a coordenadora do curso, professora Carla Baiense Félix.

A UFF começou a oferecer a formação em Jornalismo em 1969, na época como uma habilitação do curso de Comunicação Social, criado no ano anterior. Só em 2015, quando universidade aderiu às novas diretrizes curriculares nacionais de ensino para a área, Jornalismo passou a ser um curso autônomo, que recebeu os primeiros alunos em 2016.

A avaliação de reconhecimento estava originalmente agendada para março de 2020, mas foi adiada por causa da pandemia.

Além de conversar com professores e alunos, os avaliadores do INEP fizeram uma “visita virtual” às instalações atuais do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), na rua Lara Vilela, no Ingá, e à futura sede, em fase final de construção, no campus do Gragoatá. A visita por vídeo foi conduzida pela diretora do IACS, Flávia Clemente, professora do Departamento de Comunicação Social e ex-aluna do próprio curso.

“Com a entrega de nossa nova sede, que deve ocorrer até meados de 2022, tenho certeza de que se concretiza a perspectiva de que nossos cursos, já de excelência, tenham ainda mais qualidade”, afirmou a docente.

Atualmente, a UFF tem 271 alunos matriculados no bacharelado em Jornalismo, que é oferecido de forma presencial. São abertas 52 vagas por ano, sendo metade em cada semestre letivo.

“A nota reflete o empenho de uma equipe extremamente dedicada de professores e técnicos, e a estrutura e cultura da UFF, uma universidade pública de ponta”, comemorou a professora Larissa Morais, ex-coordenadora que supervisionou os anos de implantação do novo curso.