Sete estudantes de Jornalismo da UFF foram contemplados na 7ª edição do Prêmio José Marques de Melo, concedido na última sexta-feira, 4/8, pela Rede AlCar (Rede Alfredo de Carvalho) no encerramento do XIV Encontro Nacional de História da Mídia (2023), realizado no campus do Gragoatá.
O graduando João Pedro Sabadini, bolsista PIBIC, ganhou o 1º lugar no prêmio com a pesquisa “História das agências de notícias brasileiras e das agências de notícias estrangeiras no Brasil: resultados de pesquisa hemerográfica (1874-1930)”, apresentada por ele no GT História do Jornalismo. O orientador da pesquisa é o professor Pedro Aguiar, de Jornalismo.
As estudantes Esther Almeida, Raisa Proeza e Maria Eduarda Vieira Dias dividiram o terceiro lugar da premiação pelo trabalho “Mídia alternativa e resistência: a breve existência dos jornais alternativos durante a ditadura civil-militar brasileira”, apresentado no GT História da Mídia Alternativa. As alunas foram orientadas pelo professor Márcio Castilho, do mesmo curso.
Já os alunos Ayam Fonseca, bolsista de extensão, Douglas Ferreira e Carolina Grobberio foram finalistas do prêmio com a pesquisa “Breve história da imprensa fluminense no século XXI”, derivada do projeto de extensão Manchetempo (https://manchetempo.uff.br), que trabalha com a história da imprensa. O projeto também é coordenado pelo professor Pedro Aguiar.
“O fato de dois dos contemplados serem bolsistas da UFF, um de PIBIC e outro de extensão, mostra os frutos do investimento que a universidade faz no apoio à graduação”, disse o orientador. “O resultado positivo reforça a importância da continuação desses incentivos”.
Pelas regras do prêmio, cada trabalho finalista foi considerado o melhor do seu grupo temático pelos coordenadores, e indicado para concorrer com os demais em categoria única. Todos os finalistas e vencedores ganharam livros selecionados pela organização do evento.