Criado em 15 de março de 1968, o Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense é composto por cinco departamentos – Arte, Ciência da Informação, Cinema, Comunicação Social e Estudos Culturais – e conta com mais de 4 mil alunos, somando-se seus cursos de graduação e pós-graduação, 141 professores e 52 técnicos.
Suas atividades se dividem entre o novo prédio no campus do Gragoatá, bloco J, atual sede, inaugurada em dezembro de 2023, e o histórico Casarão, à rua Lara Vilela, 126, tombado pela Prefeitura de Niterói desde 1994 e incluído no rol de Imóveis de Interesse de Preservação (IIP) em abril de 2024, em reconhecimento ao seu valor arquitetônico para a comunidade.
O IACS conta com nove cursos de graduação presenciais: Arquivologia; Biblioteconomia; Cinema (bacharelado e licenciatura); Jornalismo; Publicidade; Arte; Produção Cultural; e Estudos de Mídia, um curso de graduação Ead (Biblioteconomia); além de seis programas de pós-graduação stricto sensu: Ciência da Informação; Comunicação; Cultura e Territorialidades; Estudos Contemporâneos das Artes; e Mídia e Cotidiano; e um programa de especialização lato sensu em Organização, Planejamento e Direção de Arquivos (ESPARQ). Também sedia o Centro de Referência para o Ensino do Combate à Desinformação – CODES, criado por iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI) e inaugurado em maio de 2024.
Em 2018, o Instituto comemorou 50 anos, assim como seu curso de Cinema, fundado em 25 de setembro de 1968 pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. Criado juntamente com as habilitações Jornalismo e Publicidade, do curso de Comunicação Social, o curso de Cinema da UFF é reconhecido desde novembro de 2019 como patrimônio imaterial da cidade de Niterói.
DIRETORA
Professora Flávia Clemente de Souza
E-Mail: flaviaclemente@id.uff.br
VICE-DIRETORA
Professora Clarissa Schmidt
E-mail: clarissaschmidt@id.uff.br
SECRETARIA
E-Mail: ega@id.uff.br