Parece que foi ontem, mas lá se vão cinquenta anos da fundação do Instituto de Arte e Comunicação Social. Em 15 de março de 1968, o então presidente Artur da Costa e Silva assinava o decreto 62.414, no qual, com a reestruturação da Universidade Federal Fluminense, criava o nosso Instituto.
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF) abre sua chamada de trabalhos para o Seminário Uso Impróprio que ocorrerá em dezembro.
Na contramão de um uso pretensamente responsável de meios e modos de produção da arte, autorizado e orientado por êxitos passados, irrompe um outro uso, impertinente, inconveniente, impróprio. Dele disparam linhas de fuga para além das margens do uso apropriado, transgredindo seus protocolos por considerá-los portadores insuficientes de questões estéticas e éticas que lhes desafiam. São gritos, urros que distorcem o sinal puro da convenção em ruído bruto, despejando de forma violenta e inconveniente cargas de energia e signos que o uso “apropriado” dos meios de expressão artística não dão mais conta de transmitir.
O Comitê Artístico e Científico receberá comunicações de trabalhos (artigos e relatos de pesquisa) e proposições artísticas de todo o país. As inscrições poderão ser enviadas até o dia 22 de outubro.
A convocatória nacional está disponível no site: https://usoimproprio.wixsite.com/usoimproprio2018
Comissão Organizadora
Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes – PPGCA
Universidade Federal Fluminense – UFF
VISITE:
Site PPGCA/UFF – http://www.artes.uff.br/
Site Seminário Uso Impróprio – https://usoimproprio.wixsite.com/usoimproprio2018