Uma proposta inovadora desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) está promovendo inclusão digital e divulgação do conhecimento no campo do Cinema e Audiovisual. Coordenado pelas professoras Índia Mara Martins e Elianne Ivo Barroso, o projeto “Legado Pandêmico” possui o objetivo de garantir a difusão do conhecimento, promover a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade e estreitar laços com a comunidade acadêmica e profissional.
Com a suspensão das atividades presenciais da UFF em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, professores, técnicos e alunos precisaram reinventar o ensino. A Araci Incubadora de Projetos de Cinema e Audiovisual, em parceria com a Superintendência de Tecnologia e Informação da UFF, desenvolveu esses projetos como formas inovadoras de garantir a continuidade da aprendizagem em meio à crise sanitária.
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
O projeto é composto por três iniciativas:
⇒ Araci.Lab: Um aplicativo disponível na Google Play e Apple Store, que serve como um repositório de cursos, workshops e palestras, além de conectar os estudantes ao mercado audiovisual por meio do Banco de Talentos. Essa ferramenta facilita o contato entre empresas e profissionais em formação, criando oportunidades de estágio e trabalho.
⇒ Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA-UFF): Criado para divulgar pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCINE-UFF), a plataforma reúne conteúdos reflexivos sobre aspectos estéticos, narrativos, éticos e políticos do audiovisual, tanto nacional quanto internacional. Além disso, o OCA-UFF aproxima a produção científica da sociedade, fortalecendo a difusão do conhecimento acadêmico.
⇒ Tessitura – Ilha de Edição Remota: Desenvolvida para resolver um problema crônico enfrentado pelos alunos de Cinema e Audiovisual: a falta de computadores potentes para edição de vídeo. Com essa tecnologia, mesmo estudantes com máquinas obsoletas podem acessar softwares de última geração e armazenar seus trabalhos em servidores da universidade, garantindo mais inclusão e eficiência na pós-produção audiovisual.
Os impactos positivos dessas iniciativas vão além do período pandêmico. O modelo de ensino remoto, impulsionado pelo projeto, pode ser incorporado à rotina universitária, tornando a educação mais acessível e sustentável. Ao integrar inclusão digital, inovação tecnológica e formação profissional, o projeto se consolida como um exemplo de transformação na educação pública brasileira, contribuindo para um ensino superior mais acessível, dinâmico e conectado com as demandas contemporâneas do setor audiovisual.
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