Comunicado [ATUALIZADO] sobre o funcionamento do Novo IACS – 18/04/2024

18 de abril de 2024 | Notícias

Caros professores, técnicos e alunos,

No dia de hoje (18/04) o Novo IACS, no campus do Gragoatá, foi ocupado por estudantes que estão mobilizados, ao longo do dia, em diálogo para levar suas pautas à comunidade acadêmica.
Por conta deste movimento, a direção de unidade suspendeu, pela manhã, as atividades presenciais no prédio, tanto dos técnicos-administrativos que estão nas atividades essenciais quanto às atividades didáticas. No entanto, para uma melhor interpretação da primeira nota, vimos esclarecer que:

1) Não existe amparo legal para que os professores substituam aulas presenciais por aulas remotas. Não é permitido cobrar presença, fazer atividades com necessidade de participação síncrona ou ainda atividades pontuadas ou que substituam conteúdo programático presencial em formato remoto. Caso os professores queiram fazer uso da tecnologia para a comunicação com os alunos, devem obedecer ao formato assíncrono, não ter obrigatoriedade de presença e nem equivalerem a conteúdo didático do curso ou avaliações.

2) Os técnicos-administrativos se encontram em greve, as atividades essenciais devem ser cumpridas no formato do teletrabalho remoto, sem presença na unidade.

Ao longo do dia, acompanharemos os desdobramentos do movimento no IACS e na UFF e faremos nova atualização da situação, inclusive sobre o funcionamento do prédio no dia de amanhã.

Atenciosamente,
A Direção